Logo_sinagoga
Logo_comemorativo
Slider_provisorio
Titulo_familias

Viuniski

FAMÍLIA VIUNISKI

O patriarca Moysés Viuniski nasceu em Pinsk, Polônia, em 15 de maio de 1909, tendo vindo para o Brasil juntamente com seus pais Jaime (Ichua) e Luiza (Golde Lea) e seus irmãos em 1927, à colônia de Quatro Irmãos, RS.

A matriarca Rachel Viuniski nasceu em Dusetos, Lituânia em 07de setembro de 1916, e juntamente com sua mãe Feiga Liba Blacher e seus irmãos vieram para a mesma colônia dirigida pela ICA em 1929.

Moysés e Rachel casaram em Quatro Irmãos e lá nasceram dois filhos: Waldomiro, em 19 de novembro de 1935 e Daniel, em 24 de novembro de 1939. Em 1944 transferiram residência para a cidade de Passo Fundo em busca de melhores condições de vida e educação de seus descendentes. Enquanto em Quatro Irmãos Moysés trabalhava como construtor, aqui em Passo Fundo estabeleceu-se inicialmente no ramo de serraria e madeireiro e posteriormente no ramo comercial. Durante décadas foi o proprietário da Casa Confiança, na Avenida Brasil.

Aqui em Passo Fundo, nasceu em 11 de novembro de 1949, Arno, o terceiro filho do casal.

Waldomiro estudou em Passo Fundo e formou-se como farmacêutico em POA. Casou com Ana Teitelbaum e teve três filhos: Berenice, Liana e Luiz Márcio. Em 08 de novembro de 2004 Waldomiro faleceu, cercado do carinho de sua esposa, filhos e duas netas: Paula e Fernanda.

Arno Viuniski ainda quando estudante de arquitetura projetou o prédio da Biblioteca Pública de Passo Fundo e com sua morte prematura em 29 de fevereiro 1980, recebeu do Poder Público Municipal, a homenagem como Patrono da Biblioteca Municipal Arno Viuniski.

Moysés Viuniski faleceu com 73 anos, em 11 de setembro de 1983. Rachel Viuniski faleceu com 83 anos em 13 de setembro de 1999.

Daniel Viuniski estudou em Passo Fundo e formou-se como farmacêutico em 1960 pela Faculdade de Farmácia de Santa Maria. Casou-se com Ides Sirotá em 1961. A professora Ides é a terceira filha de Francisco e Clara Sirotá. Esta família teve grande destaque também na Comunidade Israelita de Passo Fundo. Suas duas irmãs Noêmia, viúva de David Litvin, reside em POA e Ida, viúva de Naum Zatz também reside em POA.

Daniel e Ides tiveram dois filhos: Nataniel e Denise. Hoje, ambos médicos. Nataniel é casado com a psicóloga Vera Subtil Viuniski, tendo duas filhas: Verena e Luiza. Residem em Nova Petrópolis. Denise foi casada com o médico Eduardo Da Nova Cruz, tendo a filha Carolina. Residem em Itajaí/SC.

Daniel tem orgulho em afirmar que é um avô muito feliz por ter as netas Verena, Luiza e Carolina e os netos Joaquim e Thomas, filhos de Fábio e Larissa.

Em segundas núpcias contraiu casamento com Izabel Balestro, bacharela em Direito, tendo exercido o cargo de escrivã da Vara da Família na Comarca de Passo Fundo. Recebeu junto com a esposa,seus dois filhos: Fábio e César. Fábio é advogado, atuando como Procurador Federal em Passo Fundo. Fábio é casado com Larissa Roque, também Procuradora Federal.. César é formado em Administração e trabalha como divulgador dos produtos do Laboratório Sanovi. Resta apenas da família Viuniski: Daniel, e seus descendentes bem como os descendentes de Waldomiro Viuniski (Z'L). Daniel além de ser Farmacêutico Químico, foi por muitos anos professor, empresário, desportista e atualmente exerce sua atividade como advogado criminalista. Foi o fundador, juntamente com o médico Paulo Azambuja, do primeiro Banco de Sangue de Passo Fundo. Ministrou aulas nas Faculdades de Agronomia, Medicina e Odontologia, todas na Universidade de Passo Fundo, bem como foi professor de cursos pré-vestibular em Pelotas, Porto Alegre e Passo Fundo. Ainda lecionou no Colégio Estadual Nicolau de Araujo Vergueiro e em educandários particulares. Publicou mais de 4 dezenas de livros didáticos. Em 01/12/2006, a Câmara Municipal de Passo Fundo, lhe outorgou o título de Cidadão Passo Fundense. Toda a comunidade Israelita bem como seus companheiros de Rotary e seus confrades da Academia Passo Fundense de Letras estiveram presentes na solenidade. Participou da fundação da APAE e do Patronato de Menores. Participou ainda da fundação da Universidade de Passo Fundo. Foi Diretor do Hospital Municipal Beneficente Dr. César Santos.Em 2010/2011 foi o Governador do Distrito 4700 de Rotary International. Em 2012 junto com sua esposa Izabel, concluíram Pós Graduação em Gestão Pública. Em maio de 2013, na Conferência Distrital do Distrito 4530, que abrange Brasília e os estados de Goiás e Tocantins, representou o Presidente de Rotary International, Sakuji Tanaka, do Japão. Em maio de 2014, foi novamente o representante do Presidente de Rotary International, Ron Burton, na Conferência do Distrito 4510, em São Paulo. É sócio fundador e primeiro Presidente do Rotary Club de Passo Fundo Norte, que comemorou 50 anos de sua fundação em maio de 2015. É Sócio Honorário dos Rotary Club de Assis Norte, Rotary Club de Adamantina, do Rotary Club de Palmital e ainda do Rotary Club de Dracena, todos em São Paulo, no Distrito 4510. Em abril de 2016 representou a Presidente de Rotary International, K.R. Ravindran, de Sri Lanka, no Distrito 4550, em Vitória da Conquista- Bahia.


Titulo_fotos
Logo_sinagoga_rodape

2012. Todos os Direitos Reservados. Sociedade União Israelita de Passo Fundo/RS
Rua Gen.Osorio, 1049 , CEP 99010-140

Logo_comemorativo_rodape
Assina_criativitta