Logo_sinagoga
Logo_comemorativo
Slider_provisorio
Titulo_familias

Salamão Sukster

SALAMÃO SUKSTER (Shlomo Yossef), filho de Tzvi Chaim e Tile chegou ao Brasil em 1926, com 18 anos. Todos nascidos na Lituânia, também vieram os irmãos Shulames, Anna, Valdomiro, Maurício e se estabeleceram na Vila de Quatro-Irmãos.
EVA BROCHMANN (Chava Sime), filha de Zeev e de Matilde chegou ao Brasil em 1913, com 8 anos. Vieram da Rússia e também o irmão Luiz. Fixaram-se em Quatro-Irmãos onde, mais tarde, nasceram os outros irmãos Abrahão, Clara, Anita, Pedro e Maria.
Salamão e Eva casaram em 1930 e foram morar em Passo Fundo, onde nasceram seus dois filhos SAMUEL e DANIEL. Salamão era comerciante e em sua loja vendia tecidos, sapatos e miudezas em geral. Na Sinagoga local, por ter estudado no “ cheder” na Lituânia, oficiou os serviços religiosos por longos anos.
Os filhos estudaram no Instituto Educacional (Colégio Metodista), onde concluíram o 1º e 2º graus.
Eva veio a falecer em 04/04/1948, aos 41 anos de idade, em Porto Alegre, onde está enterrada no cemitério da União Israelita, pois em vista de sua doença, a família morou por cerca de 18 meses na capital do RS.
Depois da morte de Eva, Salamão e os filhos voltaram a morar em P.Fundo. Mais tarde, em 1956, Salamão casou com Anna Roitman. Os filhos foram a Porto Alegre cursar a Faculdade.
Samuel é médico oncologista. Casado com Eva Kersz, moram em P.Alegre e tem dois filhos: Roberto casado com Tamára moram em P.Alegre; Sharon casada com Luiz, moram em Israel. Rafael, filho de Roberto, por enquanto, é o único neto.
Daniel (Guedaliau) saiu de P.Fundo em 1953. É engenheiro civil aposentado. Casado com Bertha Bacaltchuk (Bracha) moram em P.Alegre e tem três filhos: Jairo (Tsvi Chaim) casado com Selina Itzcovitch atualmente morando no Canadá; Everton ( Chaviv) e Beatriz (Blume), casados com Rosely Stifelmann e Leandro Najfeld, residem em P.Alegre. Os netos Débora (Devoire), Sean David (Shlomo David), Zoe Gil (Zelda Golde), Gabriel (Shmuel) e Lara(Riva ).
Daniel, desde 1959, faz trabalho na comunidade judaica brasileira sendo, desde 1972, o primeiro Diretor Laureado da Federação Israelita do Rio Grande do Sul.
Salamão Sukster faleceu em 12/01/1981, em Passo Fundo, onde está enterrado. Tinha 74 anos.


Titulo_fotos

Clique nas fotos para ampliar

Foto_01_g
Logo_sinagoga_rodape

2012. Todos os Direitos Reservados. Sociedade União Israelita de Passo Fundo/RS
Rua Gen.Osorio, 1049 , CEP 99010-140

Logo_comemorativo_rodape
Assina_criativitta