Logo_sinagoga
Logo_comemorativo
Slider_provisorio
Titulo_fotos

27/01/2019

DIA INTERNACIONAL DA LEMBRANÇA DO HOLOCAUSTO

No domingo, 27 de janeiro, esteve reunido um pequeno grupo de judeus para homenagear junto ao Monumento do Holocausto no Cemitério Israelita de Passo Fundo às Vítimas da maior barbárie já cometida em todos os tempos.

Designado o dia 27 de janeiro pela resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1º de novembro de 2005, então quando marcava o 60º aniversário da libertação dos campos de concentração e o fim do Holocausto. 27 de janeiro é a data, em 1945, que marca a liberação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas.

Para os judeus do mundo inteiro, esse episódio jamais deverá ser esquecido, ainda mais quando uma ação sistemática de extermínio de judeus, em todas as regiões da Europa dominadas pelos alemães, nos campos de concentração, empreendida pelo regime nazista de Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Mais de 6 milhões (1/3 da população) de vidas inocentes foram ceifadas pelo simples fato de terem em sua fé, o judaísmo, dentre elas 1,5 milhão de crianças.

Para o Presidente e Líder Espiritual da Sociedade União Israelita de Passo Fundo, Sr. Berel Natan Engelman, “É fundamental e necessário guardar esse período na memória, devemos inserir sempre no calendário esta data de episódio tão recente da nossa História, ainda que seja dos mais tristes e impactantes de todos os tempos.” Complementa ainda dizendo: “Homenagear não é trazê-los de volta, mas é uma forma singela e respeitosa de eternizar suas almas...”

Em Curitiba, conta com o Museu do Holocausto, inaugurado em 20 de novembro de 2011 com muito material a ser visto, inclusive para pesquisas e é também aberto ao público para visitações: www.museudoholocausto.org.br.


Logo_sinagoga_rodape

2012. Todos os Direitos Reservados. Sociedade União Israelita de Passo Fundo/RS
Rua Gen.Osorio, 1049 , CEP 99010-140

Logo_comemorativo_rodape
Assina_criativitta