Logo_sinagoga
Logo_comemorativo
Slider_provisorio
Titulo_chevra

Respeito pelos Entes Queridos.

Sociedade sagrada do judaísmo, pratica o Kibud há’met, respeito pelos mortos, cuidando dos nossos cemitérios e preservando a dignidade daqueles que já se foram.


Berel Natan Engelman (54) 98124-3222 - 3317-2338
Marcos Mathias Baril (54) 99998-0260 - 3315-3286
Renato Alves Freitag (54) 98132-0960 - 3045-3197

Chevra Kadisha e o seu papel importante perante à Kehilá de Passo Fundo.

Mantendo seu foco principal no assistencialismo através de seus integrantes da Chevra Kadisha (Sociedade Sagrada), a Comunidade Israelita de Passo Fundo/RS pode contar nos momentos mais difíceis, sejam com Bikur Cholim (visita aos doentes), dando apoio em suas casas ou até mesmo em hospitais e ainda com os serviços fúnebres.
Mesmo sendo uma Comunidade pequena, aqui estão todos muito organizados através de sua Sinagoga, assim como no Cemitério Israelita. Digo que no Beit Kvarot (lugar dos sepulcros) ou (casa da eternidade), sem dúvida alguma é o lugar em que procuramos manter o mais digno possível, pensando naqueles entes queridos que já partiram e também para aqueles que um dia haverão de lá serem sepultados, pois entendemos que na cultura judaica é uma obrigação religiosa enterrar seus mortos através de seus correligionários.
Esta instituição, de alguma forma procura preservar todos os túmulos, mesmo àqueles que sequer recebem visitas de seus familiares.
Desde que me prontifiquei a colaborar com esta Kehilá (Comunidade), isso em setembro de 1994, após um período morando e convivendo com a Kehilá de Curitiba/PR, tudo que vem acontecendo, certamente é com as melhores intenções e respeitando sempre a forma que cada um faz o seu judaísmo. Entendo que a Chevra Kadisha é uma entidade comum a todos nós.
Após o Shloshim (período de luto entre Shivá e o trigésimo dia), orientamos aos familiares para que providenciem a Matzeivá (pedra tumular), explicamos que esse momento é fundamental para que possamos assegurar um lugar para esse “ente querido” que partiu e que desta forma será lembrado pelas gerações futuras, pois ali está sendo demarcado seu espaço e na seqüência então realizamos a cerimônia de Descoberta de Matzeivá (Inauguração da Lápide) com o ritual que representará a paz eterna ao falecido e no caso de não cumprir com esse ritual será uma desonra à memória do mesmo. Procuro orientar da melhor forma, desde o momento da doença, no momento do falecimento até o momento do enterro e sempre mantendo uma linha de entendimento a todos, desta forma penso que conseguimos amenizar um pouco mais o sofrimento dos familiares e amigos.
Minha Mitzvá (mandamento) é pensar que praticar o Kibud há’met (respeito pelos mortos) e cuidar do nosso cemitério, preservando a dignidade daqueles que já se foram é um dos princípios fundamentais do judaísmo.


Chevra_kadisha_icons


Berel Natan Engelman
Líder Espiritual da Comunidade Israelita e Membro da Chevra Kadisha de Passo Fundo/RS “Sinagoga Abrahão Melnick”-Cemitério Israelita de Passo Fundo/RS


Arquivos para baixar:

Download_icon Veja a relação de dias que o cemitério não pode ser visitado.


Img_destaque1
Lupa

Sinagoga Abrahão Melnick - 1979

Logo_sinagoga_rodape

2012. Todos os Direitos Reservados. Sociedade União Israelita de Passo Fundo/RS
Rua Gen.Osorio, 1049 , CEP 99010-140

Logo_comemorativo_rodape
Assina_criativitta