A família de Miguel Jovchelevich (Meyer Jochelavicius), nascido em 18/12/1904, vinda da Lituânia, aportou no Brasil em 20 de maio de 1926, sendo encaminhados pela ICA para a colônia de Barão Hirsch, próxima à cidade de Quatro Irmãos. Acompanhando Miguel vieram os pais Jaime Bernardo Jochelavicius (Chaim Beer, nasc. 1859) e Fruma Raquel (nasc.1866), além dos irmãos Tsivie (nasc.1899), Kopel (nasc.1910), Taube (nasc.1914) e Yochel (nasc.1912) e de outros amigos e parentes.
Miguel havia se estabelecido trabalhando como caixeiro viajante quando conheceu Valentina Scarginski (Virke), nascida em 27/06/1912, filha de Benjamin David Scarchinski (Ben Siom, nasc.1865/fal.11/10/1935) e Rebecca (Riva Raquel Scarzinskas, fal.27/10/1965), também provenientes da Lituânia. Casaram-se em 28/03/1933 na colônia de Barão Hirsch, e desta união resultaram os filhos Julio Daniel, nascido em 01/09/1934, Jayme Bernardo em 15/03/1939 e Beno Davi em 11/11/1949 no lendário Hospital de Quatro irmãos.
Miguel passou a trabalhar com compra de madeira ao se unir à firma Irmãos Iochpe da qual se tornou sócio minoritário. Em 1952, mudaram-se para a cidade de Passo Fundo, onde se instalaram na Tv. Júlio de Castilhos, nº26, até o ano de 1970, quando Miguel faleceu no dia 16 de outubro, vitimado por um acidente vascular cerebral hemorrágico.
No início de 1971, Valentina mudou-se para Porto Alegre para acompanhar a formação médica de seu filho Beno, que estudava na Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde o início de 1969. Valentina sempre foi uma pessoa de boa índole tendo tido muitas amizades por onde residiu. Veio a falecer em 14 de junho de 1993, vitimada por um tumor intestinal.
O filho mais velho Julio Daniel estudou no Instituto Educacional de Passo Fundo, tendo trabalhado praticamente sempre como comerciante, sempre viajando, vendendo artigos para empresas paulistas para onde se mudou na década de 60. Casou-se com Beatriz, tendo desta união resultado três filhos: Sayonara, que mora em Brisbaine, na Austrália; Marcos Rogério que, junto com o irmão caçula Miguel, moram em Amsterdam, na Holanda. Julio faleceu em 27 de junho de 1995, vítima de tumor cerebral. Na época de sua morte, tinha um neto que residia na Europa, filho de Marcos Rogério.
O filho do meio, Jayme Bernardo, estudou no Internato do Instituto Educacional de Passo Fundo, e aos dezesseis anos, foi estudar no Rio de Janeiro, na Escola Técnica Nacional, durante dois anos. Voltou para Passo Fundo e começou a trabalhar com seu pai na firma Irmãos Iochpe, inicialmente no interior do RS, após expandindo os negócios para os estados de Santa Catarina, São Paulo e Pará. Radicou-se em São Paulo no início dos anos 60, onde casou-se com Flora Scharf, tendo desta união nascidos os filhos: Marcelo (médico), Pedro (engenheiro agrônomo) e Roberta (jornalista). No momento Jayme é avô de sete netos. Atua também na âmbito do futebol paulista, tendo muitas amizades na imprensa falada e televisiva.
O filho mais novo Beno Davi estudou nos colégios Osvaldo Cruz, Protásio Alves e Nicolau de Araújo Vergueiro (CENAV) em Passo Fundo. Em março de 1968, foi para Porto Alegre prestar vestibular de medicina na UFRGS, onde formou-se em 1974. Radicou-se nesta cidade, especializando-se em cardiologia e trabalhando nesta área e na de emergências, baseando-se principalmente no Hospital N.S. da Conceição. Casou-se em 1978 com Viliane Bessestil, tendo deste enlace resultado também três filhos: Michel (médico formado na UFRGS, trabalhando na área de Pediatria e Medicina de Família e Comunidade), Ana Aubrey (advogada formada na PUCRS) e Nicolle Fany, cursando a faculdade de Farmácia e Bioquímica na PUCRS.
Todos os anos a família Jovchelevich procura visitar entes queridos que repousam no Cemitério Israelita de Passo Fundo.