Os dias 28, 29 e 30 de agosto de 2015 entraram para história da família Baril. Realizou-se o primeiro encontro desta tradicional família da cidade de Passo Fundo. Um momento idealizado pela Clarisse Brusntein Frydman vinda de Israel, especialmente para esse encontro. Desde a chegada de alguns parentes oriundos de Porto Alegre e Curitiba, juntamente com todos os demais desta cidade, até seus retornos, foram, sem dúvida alguma, momentos que ficarão eternizados na memória de cada um de nós, momentos de pura emoção, de camaradagem, de união, de muito respeito e de muitas alegrias também.
Após as devidas acomodações em seus respectivos hotéis, todos se deslocaram à sinagoga, local em que celebramos o “Cabalat Shabát”. Um orgulho para os visitantes ao verem essa Kehilá (comunidade) viva e forte, dando continuidade ao judaísmo de nossos antepassados, nela muito bem representados. Vivenciar este momento em uma sinagoga formada pela maioria de seus parentes, onde todos muito concentrados, rezando e cantando salmos, é desejar que isso nunca chegue ao fim. Aqui se acumulavam um misto de pensamentos em relação àqueles que um dia também frequentaram esta sinagoga e que ora sentavam nas mesmas cadeiras e hoje descansam em paz, em suas sepulturas. Parentes esses que nos antecederam, deixando seus legados e que certamente foi a razão maior desse encontro.
Lembrarmos e honrarmos as vossas memórias, tais como os casais Isser e Kréssia (Z”L) e Waldemar e Sarah (Z”L), desaparecidos em 1940-1948-1978-1999 respectivamente e de tantos outros parentes. Falo isso não com tristeza e sim com muito orgulho, pois cada um dos presentes tem deixado sua contribuição, cada um com o seu jeito, tendo como principal objetivo que a chama do judaísmo continue acesa e muito viva, emanando uma luz de muita paz.
Nesta mesma noite pudemos todos homenagear o nosso querido Isac Baril pela passagem de mais um aniversário, esse que é para todos da família uma referência de parente sempre presente em nossas vidas. Para finalizarmos o compromisso desta noite foi servido a todos um maravilhoso buffet de doces e salgados, juntamente com um lindo bolo para o aniversariante. Seguindo a programação desse encontro, no sábado à noite, o pessoal foi recepcionado em uma churrascaria local, onde havia um espaço reservado para a família Baril. Diante de mais alguns momentos agradáveis, organizou-se também uma foto oficial com todos os presentes. Além da visitação em alguns locais da nossa cidade, todos os parentes de outras cidades puderam visitar o cemitério israelita, onde ali presentes estavam filhos, netos, bisnetos e tataranetos, ou seja, a quarta geração dos “Baril”, conhecendo seus antepassados, e por que não dizer um momento cultural, pois as crianças eram as mais interessadas em adquirir conhecimentos sobre aqueles que já partiram.
No domingo, com horário marcado de retorno para Curitiba, ainda pudemos aproveitar mais algumas horas em minha casa, oferecendo um almoço e agora sim findando esse maravilhoso e inesquecível encontro da nossa família. Com desejo sincero que esta união possa fortalecer ainda mais os laços fraternais e que cada um de nós possa em suas casas conduzir da melhor forma os princípios básicos da nossa milenar tradição. Fica aqui o meu carinho e respeito a cada um dos integrantes e digo em tom limpo e claro: VIVA A FAMÍLIA BARIL! MAZÁL TOV!
Berel Natan Engelman
Passo Fundo/RS
ANTEPASSAR
Quem nos antepassou
se não aqueles que cruzaram
mares e dores
línguas deixadas pra trás?
Quem ao medo se lançou
como quem se atira ao abismo
do que lhe é desconhecido?
Quem se plantou
na terra estrangeira
sem saber das estações
e dos pontos cardeais?
Quem nos primeiros passos
desafiou as incertezas?
Quem
se não aqueles que em nós
perpetuam-se e nos fazem
veículo do que sonharam?
Fischel Báril.