Sexta-feira, dia 25/08/2023 foi uma noite muito especial e agradável!
A Sociedade União Israelita de Passo Fundo teve a honra e alegria de receber 24 judeus, sendo 22 oriundos do Estado de São Paulo e um casal de Porto Alegre. Juntos celebramos o Cabalat Shabat, seguido de um jantar festivo, na ocasião em que esse serviço religioso inicia ao pôr do sol da sexta-feira e se encerra ao surgimento de três estrelas, ao anoitecer do sábado, onde todos puderam se conhecer melhor.
A anfitriã Silvia Guertzenstein, que providenciou brilhantemente nosso jantar e que através de seus primos visitantes (Família Kann), possibilitou esta noite maravilhosa.
Grupo esse que se organizou para visitar além da Sinagoga, também o Cemitério Israelita de Passo Fundo e o Município de Quatro Irmãos com locais judaicos, Município esse que tem como o estabelecimento de judeus vindos do Leste Europeu através da companhia inglesa Jewish Colonization Association, nos anos de 1911/1912.
Sr. Berel Natan Engelman - Presidente e Líder Espiritual desta Comunidade deu às boas-vindas a todos e conduziu as Orações com o acompanhamento de todos os visitantes, assim como os demais judeus presentes de Passo Fundo e o menino David Kann Wahba brilhantemente esteve à frente com a Oração de Shemá Israel (oração central no judaísmo, que significa "Ouça Israel" em hebraico).
Esta integração, além de salutar, fortalece e enobrece ambas as Kehilot (Comunidades), onde, cada um do seu jeito e dentro das possibilidades, todos seguem com seu judaísmo vibrante.
Mencionamos aqui o Sr. Levi Isaac Kann, que deixa seu registro com palavras de agradecimento pela recepção obtida e por tudo que conseguiram constatar nesses 3 dias de visitação.
Após as Orações, todos seguiram ao salão de festas e dando a continuidade na confraternização, o Chazan (Cantor) Alon Lubieniecki procedeu com o Kidush (Santificação), onde as Bênçãos recitadas sobre o vinho (Iain) e o pão (Chalá) com a saudação de todos com um: L'Chaim (Para a Vida).
Na certeza que nossos princípios e fundamentos vem se mantendo naquilo que nossos antepassados nos legaram, agradecemos pela convivência, Baruch HaShem! Graças a D'us!