No dia 21 de setembro de 2019 ou 21 de Elul de 5779 conforme o calendário hebreu foi realizado na Sinagoga Abrahão Melnick as rezas de Shacharit (prece matinal) com a participação de alguns membros da Comunidade Israelita local e também de alguns visitantes de outras cidades.
Na ocasião foi realizada a cerimônia de ingresso do nome em hebraico da recém-nascida Eduarda Melnick Grotto na Toráh. O nome escolhido foi “Léa”, em homenagem a bisavó materna já falecida, Srª. Lygia Burlamaqui Baibich (Z”L), cerimônia esta chamada de Simchat Bat. A importância de um nome judaico refere-se àquela parte que verdadeiramente define a identidade judaica: a alma judaica.
Esse momento propiciou muitas alegrias a todos os participantes e principalmente ao casal e pais da criança Daniel Grotto e Fernanda Baibich Melnick que muito emocionados puderam sentir a presença desta pequena Comunidade, porém grande em seus valores e atos de união e fraternidade e que busca sempre manter a chama do judaísmo cada vez mais acesa.
Além dos avôs maternos, a presença dos tios e padrinhos da criança Eduardo Baibich Melnick e Ricardo Baibich Melnick que recebem o nome em hebraico de Sandak (padrinho) puderam acompanhar esse momento tão importante.
Esta cerimônia foi realizada pelo Líder Espiritual da Comunidade Israelita de Passo Fundo, Sr. Berel Natan Engelman e também com a importante participação e colaboração do Sr. David Reise Gasparoni por ocasião da abertura da Toráh e com a brilhante leitura da Parashá (porção semanal da Toráh) “Ki Tavô” (“Quando entrares”), sendo ajudado e acompanhado pelo Vice-presidente da Sociedade União Israelita, Sr. Renato Alves Freitag.
Sob uma Chupá (pronuncia-se rupá em hebraico), onde um Talit (acessório religioso judaico em forma de xale) simbolizando a moradia do casal e sendo aberta por todos os lados
representando a hospitalidade incondicional aos amigos e parentes, ali então, o Líder Espiritual abençoou a criança e seus pais, dando algumas explicações e valorizando esse momento tão importante no ciclo da vida desta criança.
Também se presenciou um momento muito especial em que o pai da criança, Sr. Daniel Grotto reconhece o papel importante da mãe na criação de seus filhos e dos cuidados gerais como esposa, onde fez uma leitura com as palavras do Livro dos Provérbios, capítulo 31 denominado Eshet Chail -“Mulher Virtuosa”, homenageando-a como aquela que sustenta e dá continuidade à fé judaica.
Ao término das orações, a mãe da criança, Srª Fernanda Baibich Melnick sabendo em seu íntimo o quanto isso representa para todos, muito emocionada agradeceu a presença de todos e ofereceu um Kidush festivo onde todos com muita alegria saudaram com um Mazál Tov!