No dia 03 de abril de 2015 ou 14 de Nisan de 5775 conforme o calendário hebreu foi realizado um jantar especial chamado de Sêder de Pessach junto à Comunidade Israelita de Passo Fundo.
Esta festa foi comemorada ao pôr do sol de Sexta-feira, 3 de Abril e terminando ao anoitecer de Sábado, 11 de Abril.
Momento em que se comemorou a Chág haPessach, conhecida como a “Festa da Páscoa Judaica” ou “Festa da Libertação” e que tem como fundamento na tradição judaica celebrar a fuga do povo judeu que vivia como escravo no Egito.
Durante esse período ou judeus são proibidos de consumir alimentos fermentados e há a obrigação de comer o Matzá (semelhante ao pão sem fermento), feito de farinha e água. Comer Matzá na noite do Sêder é considerado uma Mitzvá positiva, ou seja, um mandamento.
Esse evento contou com a participação de 61 pessoas, sendo que o Líder Espiritual da Comunidade Israelita local, Sr. Berel Natan Engelman convidou e permitiu que o jovem Eli Maruani fizesse a leitura e narração da Hagadá de Pessach (texto utilizado para os serviços da noite de Pessach, contendo a leitura da história da libertação do povo de Israel do Egito conforme é descrito no Livro do Êxodo).
Nesta noite diante das palavras de agradecimento pela participação de todos os presentes, o presidente da Sociedade União Israelita de Passo Fundo, Sr. Daniel Winik, muito emocionado chamou o casal Berel Natan Engelman e Ivanilde Ferreira Engelman e os agraciou com uma placa de homenagem pelos 20 anos de serviços prestados a esta Comunidade diante da "Sinagoga Abrahão Melnick."
Sendo Pessach, a festa mais importante do calendário judaico tem também a essência em fazer com que a cada geração, cada judeu deve se ver como se ele pessoalmente tivesse saído do Egito. Pois está escrito: “Você deverá contar aos seus filhos, neste dia, “D’us fez estes milagres para mim, quando eu saí do Egito...”
CHAG PESSACH SAMEACH!