No dia 15 de agosto de 2015 a Comunidade Israelita de Passo Fundo teve a grata satisfação de receber a presença do casal israelense Revital Poleg e Amatzia Zoaretz, onde o Sr. presidente Daniel Winik lhes saudou com boas-vindas nas dependências da "Sinagoga Abrahão Melnick".
A Srª. Revital Poleg, que é a Representante da Agência Judaica no Brasil pode repassar diversas informações referente aos programas que possibilitam os judeus, principalmente os jovens de conhecerem ou até mesmo se instalarem em Israel, independentemente de suas idades.
Foi explicado que a Agência Judaica deseja a valorização e fortalecimento das comunidades judaicas ao redor do mundo e se antes a visão era exclusivamente fazer com que os judeus da Diáspora fizessem a Aliá (migrar para Israel), agora esse conceito mudou e com isso assegura-se a cultura judaica, dando a devida importância para que as pessoas continuem judias, ligadas às suas comunidades, seja a forma que for.
Srª. Revital comentou que a melhor forma de transmitir o espírito judaico-sionista aos jovens judeus da Diáspora (aqueles que vivem fora de Israel) é levando Israel para o centro de sua vida e isso é feito mediante programas educacionais e de experiência de trabalho voluntário, bem como lhes oferecendo a oportunidade de conhecerem Israel.
Já foi contabilizado mais de 200 mil jovens judeus do mundo todo com alguns desses programas como o Taglit e MASA, além dos programas extensivos em Israel, de curta e longa duração. Atuante em mais de 80 países, em cinco continentes, a Agência Judaica foi criada há mais de 80 anos, em 14 de agosto de 1929 e nas últimas oito décadas uniu as comunidades e instituições judaicas do mundo com um único propósito: garantir o futuro do Povo Judeu.
Esse encontro foi possibilitado a partir do contato de Simone Teruszkin Wainer da Agência Judaica de Porto Alegre.
O casal também desejou conhecer o Cemitério Israelita desta cidade, sendo que no domingo juntamente com o Líder Espiritual da Comunidade Israelita de Passo Fundo, Sr. Berel Natan Engelman, foi realizada esta visita, o qual, ambos se emocionaram ao ver com seus próprios olhos o que esta Kehilá vem fazendo, não somente com a continuidade das tradições religiosas dentro da Sinagoga, assim como todo o cuidado com a preservação dos túmulos, demonstrando assim todo o respeito por aqueles que já partiram.
Com laços fraternos que une esse Povo, fica aqui registrada esta valorosa visita desse casal que segue firme com a sua importante missão, Col há Kavod!