No domingo, dia 24 de julho 2016, desembarcaram em nossa cidade uma caravana de 53 jovens universitários das comunidades judaicas dos estados do Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, acompanhados pelo Coordenador, Sr. Daniel Anker e também pelos Srs. Avraham Weitman (Rabino Berel), Daniel Jacques Eskinazi (Rabino Dani Eskinazi) e Dave Weitman (Rabino David Weitman), o qual foram recepcionados já no aeroporto pelo secretário e diretor de patrimônio da Sociedade União Israelita de Passo Fundo, Sr. Sidney Melnick.
Com uma agenda a ser seguida, todos se deslocaram até uma cervejaria local e posteriormente até a “Sinagoga Abrahão Melnick” onde lá também foram recepcionados pelo vice-presidente Sr. Renato A. Freitag, pelo Líder Espiritual da Comunidade Israelita de Passo Fundo, Sr. Berel Natan Engelman e por alguns membros ativos desta comunidade como os Srs. Daniel Viuniski (Advogado), Geovani A. Ferreira (1º Tenente Brigada Militar), Jaime Freitag (Radialista) e Marcos M. Baril (Comerciante), aqui lamentamos a ausência por motivo maior do Sr. Daniel Winik, presidente desta respeitosa comunidade.
Com grande alegria e sentimento único de puro judaísmo, todos puderam acompanhar as rezas tão importante marcadas para esse dia.
Posteriormente, todos dirigiram-se até o Cemitério Israelita à fim de conhecer e até mesmo visitar alguns túmulos de parentes que lá se encontram e na sequencia diante do Monumento em homenagem às vítimas do Holocausto, brilhantemente Rabino Berel proferiu “El Malei Rachamim” pela ascensão das almas dos mortos, seguido também de “Kadish” em memória àqueles que descansam na morada eterna.
Ainda, já à noite, todos voltaram à Sinagoga, onde cada um se apresentou, dizendo sua cidade de origem e profissão atuante, assim como os cursos em andamento pelos universitários.
Com muitas explicações fornecidas pelo Rabino David Weitman no que tange o nosso judaísmo e também referente ao Projeto Alicerces (www.projetoalicerces.com).
Projeto esse com realização das Instituições Chabad Lubavitch e que tem como um dos objetivos levar os jovens a conhecerem comunidades judaicas espalhadas pelo Brasil, assim como diversos outros países, à fim de que possam estreitar laços de amizades, tão como adquirir conhecimentos gerais sobre às culturas locais de cada região e também como elas fazem para manter o judaísmo vivo em cada qual.
Com muita alegria e emoção, Sr. Berel Natan Engelman-Líder Religioso, dirigiu-se aos presentes explicando um pouco sobre a chegada dos imigrantes judeus vindo da Europa e já se instalando nesta cidade ainda em meados de 1912, falou da fundação desta Sinagoga em 1922 e do Cemitério Israelita em 1924, tecendo também alguns comentários sobre o que ocorre até os dias de hoje junto à esta pequena comunidade, porém ativa.
Disse que os judeus não são a maioria no planeta, mas que todo judeu, na essência da sua alma une um sentimento único de ser um só como povo.
Não há dúvida alguma quanto ao momento magnifico vivenciado na tarde e à noite desse domingo, momento de suma importância para todos.
Diante de um jantar Kosher providenciado pelos visitantes, saudamos uns aos outros com Le Chaim na torcida de que outros encontros haverão de acontecer.
Com destino previamente agendado na manhã seguinte para os municípios de Quatro Irmãos e Erechim todos se despedem para um repouso em hotel da cidade. Ao ilustre, respeitado e querido Rabino David Weitman (Kol Ha Cavod!) e demais Rabinos presentes, agradecemos também por incluírem a nossa cidade neste roteiro.
Com votos de saúde, sucesso e vida longa a todos, recebam nossos abraços com Shalom! Através desse link poderão acessar várias fotos: https://goo.gl/photos/9gApQNfTwD5SUCs16
Sociedade União Israelita de Passo Fundo-“Sinagoga Abrahão Melnick” – Desde 1922