No dia 05 de setembro de 2013, 02 de Tishrei de 5774 foi celebrado “Rosh Hashaná”, literalmente “cabeça do ano”, ano novo judaico.
É a primeira das Grandes Festas ou Yamim Noraim (Dias de Reverência ou Dias de Penitência), celebrado 10 dias antes de Yom Kipur (Dia do Perdão).
Rosh Hashaná é observado nos dois primeiros dias de Tishrei, o sétimo mês do calendário hebraico. Descrita na Torá como Yom Teru’ah, um dia de soar o Shofár.
Conforme a literatura rabínica foi nesse dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram um erro ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal.
Também teria sido neste dia que Caim teria matado Abel. Por isto considera-se este dia como Dia de Julgamento (Yom há-Din) e Dia da Lembrança (Yom há-Zikkaron), o início de um período de introspecção e meditação de dez dias (Yamim Noraim) que culminará no Yom Kipur, um período no qual se crê que o Criador julga os homens.
Sr. Berel Natan Engelman, Líder Espiritual da Comunidade Israelita de Passo Fundo juntamente com a participação importante dos judeus que aqui vivem, permitiu mais uma vez celebrar esta data tão importante do calendário judaico.
Rico em suas ritualísticas, registra-se aqui o momento muito esperado por todos que é o toque do Shofár (instrumento feito de chifre de carneiro), que já, tradicionalmente é tocado pelo Ba’al Tekiah (aquele que toca o Shofár), o jovem Daniel Engelman.
Na certeza de que a chama do judaísmo permanece viva e acesa nas mentes e corações de todos, os participantes puderam então cumprimentar-se com a tradicional saudação hebraica “Shaná Tová!”, (Bom Ano) ou “Shaná Tová Umetuká” (Um Ano Bom e Doce) ou também pelo costume em Iídish de “A Guit Yur” (Um Bom Ano).
Ao final da celebração foi oferecido pelo então presidente da Sociedade União Israelita Sr. Daniel Winik um jantar de confraternização que selou esse momento.