Rosh hashaná “Cabeça do Ano” é o aniversário do universo, o dia em Que D’us criou Adam (Adão) e Chava (Eva), e é celebrado como o mais importante do ano judaico.
Na noite de sexta-feira 15 de setembro, judeus de todo o mundo começam as comemorações do Rosh Hashaná, o ano novo judaico. O período de celebrações e orações dura dois dias e, como a cultura judaica segue o calendário lunar, que tem alguns dias a menos que o calendário gregoriano tradicional, as datas variam a cada ano, terminando no domingo, dia 17. Na contagem judaica, os judeus irão comemorar a chegada do ano 5784. Neste ano, a data coincidiu também com o Shabat, o dia sagrado de descanso semanal no judaísmo. Embora a junção das duas datas sagradas – o Rosh Hashaná e o Shabat, represente uma celebração dupla, representa também algumas necessidades de adaptações às celebrações do novo ano, marcadas por orações, músicas, ceias e festas. O Shofar, por exemplo, instrumento típico de sopro feito de chifre de carneiro e tocado durante o Rosh Hashaná, deixa de ser usado. Por outro lado, o acender das velas, ritual típico das duas comemorações, acaba sendo reforçado: quando o Rosh Hashaná começa na sexta-feira, durante o Shabat, são feitas as orações pelas duas datas no momento em que elas são acesas.
Rosh Hashaná começa no primeiro dia de Tishrei, o primeiro mês do ano civil do calendário e o sétimo mês religioso.
Isso pode parecer estranho, pois Rosh Hashaná, o Novo Ano, é no primeiro e segundo dia de Tishrei. A razão é que a Torá (Livro sagrado dos judeus) fez o mês de Nissan o primeiro do ano, para enfatizar a importância da história da libertação do Egito, que aconteceu no décimo quinto dia daquele mês, e que assinalou o nascimento de nossa nação.
Entretanto, de acordo com a tradição, o mundo foi criado em Tishrei, ou mais exatamente, Adam (Adão) e Chava (Eva) foram criados no primeiro dia de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação, e é a partir deste mês que o ciclo anual se inicia.
Por isso Rosh Hashaná é celebrado nesta época.
O Presidente, Sr. Berel Natan Engelman, deu boas-vindas a todos, falou da importância que é esse período de 10 dias entre Rosh Hashaná (Ano Novo Judaico) e o Yom Kipur (Dia do Perdão), mencionou que todos devem refletir sobre seus atos praticados no ano todo e o que mais se pode fazer individualmente para que nossas ações sejam melhores e com isso estaremos contribuindo para um mundo melhor. Que todos possam fazer Teshuvá (dez dias de arrependimento e conserto).
Yom Kipur “Dia do Perdão” é o dia mais sagrado do ano - o dia em que estamos mais perto de D’us e da quintessência de nossas almas.
É o Dia da Expiação - “Pois neste dia Ele te perdoará, te purificará, para que sejas purificado de todos pecados perante D’us” (Levítico 16:30).
No domingo, 24 de setembro, alguns minutos antes do pôr do sol os judeus iniciam um jejum de 25 horas, onde irão utilizar esse tempo com preces a D’us. Todos os judeus unem-se com D’us para revelar um vínculo intocável pelo pecado, sem obstáculos. A Oração Kol Nidrei (Todos os votos), que abre as orações de Yom Kipur (Dia do Perdão), é muito importante e significativa no sentido de adentrarmos este dia sagrado livres do grave pecado do não cumprimento de promessas e juramentos. Após o pôr do sol, as pessoas devem declarar verbalmente “Eis que recebo sobre mim a santidade de Yom Hakipurim”. Oração esta cantada pelo Sr. Berel Natan Engelman. Com as Bênçãos de D’us, todos puderam através de seus Machzorim (Livro de Orações) acompanharem o Chazan (cantor litúrgico) com as orações. Também nesta ocasião todos puderam ter a honra de ouvir o momento tão esperado com os toques do Shofar (chifre de carneiro). Aqui iremos registrar também a brilhante participação de dois membros desta Kehilá (Comunidade) com as orações realizadas na Leitura da Torá, onde brilhantemente e com muita sabedoria os Srs. David Reise Gasparoni e Renato Alves Freitag, assim o fizeram.
Momentos registrados e que receberam os cumprimentos de todos com Kol Ha’Kavod! Todo nosso respeito! Na certeza de que D’us, na sua infinita bondade e sabedoria continuará derramando suas Brachot (Bênçãos) para esta Kehilá (Comunidade) com proteção e saúde e para todo o povo de Israel, votos a todos de
A Comunidade Israelita mais uma vez se fez presente na “Sinagoga Abrahão Melnick” para celebrar esta data tão importante e significativa para todos os judeus do Brasil e do mundo inteiro.
Shaná Tová Umetuká! - Um ano bom e doce!
G’mar Chatimá Tová! Que sejamos inscritos e selados no Livro da Vida!