Logo_sinagoga
Logo_comemorativo
Slider_provisorio
Titulo_fotos

24/04/2016

TEFILIN

tefilin

Estando diante de mais uma festividade em lembrança de Purim, alguns judeus reuniram-se na manhã do dia 24 de abril, 14 Adar II 5776 na Sinagoga local para fins de colocação do Tefilin observando assim esta Mitsvá (mandamento).
Tefilin vem da palavra Tefilá (prece). Consiste em duas pequenas caixinhas quadradas, de couro de um animal Casher (permitido para o consumo) e dentro delas encontram-se escritos em pergaminho quatro parágrafos da Torá (livro sagrado dos judeus).
A Torá apenas nos diz que devemos “amarrá-los sobre a mão e devem ser como lembrança entre os olhos”. Foram através de Moshê (Moisés) com a Tradição Oral que foi transmitida os detalhes da colocação e seus ensinamentos, esses recebidos diretamente de D’us, até que tudo fosse anotado pelos sábios na Mishná (forma escrita), no Talmud (lei oral) e no Shulcan Aruch (codificação das leis judaicas) para que nunca fossem esquecidos.
Essas caixinhas são chamadas de “da cabeça” (shel rosh) e “da mão” (shel yad).
A caixinha “da mão” é colocada sobre o braço esquerdo de maneira a ficar encostada junto ao coração, sede das emoções, com a correia de couro suspensa sendo enrolada na mão esquerda, bem como no dedo médio. Tem uma única divisão com as passagens da Torá escritas em um só pergaminho.
A caixinha “da cabeça” é colocada acima da testa, de maneira a pousar sobre o cérebro. Contém quatro divisões, com quatro pergaminhos, sendo que cada um contém uma passagem da Torá.

Os quatro parágrafos da Torá que se encontram dentro dos Tefilin são:

*Shemá Israel – Proclama a Unidade Divina, base fundamental da fé judaica: descreve a ordem Divina de colocar os Tefilin sobre a mão e sobre a cabeça.
*Vehayá Im Shamoa – Expressa a promessa de D’us, sobre a recompensa que nos espera pela observância dos preceitos da Torá, e o aviso da retribuição pela desobediência aos mesmos.

*Cadêsh Li – O dever de Israel sempre relembrar a redenção da escravidão no Egito.

*Vehayá Ki Yeviachá – Recorda o dever de cada pai judeu tem de ensinar a seus filhos todos estes temas.

O ato de colocarmos Tefilin nos possibilita vivenciarmos uma harmonia espiritual muito grande e valiosa onde com a mente totalmente voltada aos preceitos Divinos da Torá nos dá esse tempo suficiente pra continuarmos conduzindo nossas ações com o coração puro e mente equilibrada, elevando assim ainda mais os nossos pensamentos em busca sempre da verdade e da justiça perante aquilo que acreditamos em nossa fé milenar, honrando Aquele que nos permitiu e possibilitou chegarmos até esse momento cumprindo esta Mitsvá que HaShem nos ordenou em sua Torá.

tefilin




tefilin




Baruch Atá A-do-nai, Elo-hê-nu Mêlech haolam, asher Kideshánu bemitsvotav, Vetsivánu Lehaníach tefilin.

Baruch Atá A-do-nai, Elo-hê-nu Mêlech haolam, asher Kideshánu bemitsvotav, Vetsivánu al mitsvat tefilin.

Shemá Yisrael, Adonai Elohênu, Adonai echád.
(Em voz baixa) Baruch shêm kevod malchutó leolám vaêd.
Veahavtá êt Adonai Elohecha, bechol levavechá, uv’chol nafshechá, uv’chol meodêcha. Vehaiú hadevarím haêle, asher anochí metsavechá haiom al levavêcha.
Veshinan’tám levanêcha vedibartá bam, beshivtechá bevetecha, uv’lechtechá vaderech, uv’shoch’bechá uvcumecha. Uk’shartam leot aliadecha, vehaiú letotafot bên enêcha.
Uchtavtám al mezuzot betecha, uvish’arecha.


Berel Natan Engelman
Líder Espiritual da Comunidade Israelita de Passo Fundo
Sinagoga Abrahão Melnick


Logo_sinagoga_rodape

2012. Todos os Direitos Reservados. Sociedade União Israelita de Passo Fundo/RS
Rua Gen.Osorio, 1049 , CEP 99010-140

Logo_comemorativo_rodape
Assina_criativitta