Logo_sinagoga
Logo_comemorativo
Slider_provisorio
Titulo_fotos

29/01/2017

Dia Internacional da Lembrança do Holocausto

No domingo 29 de janeiro, reunidos no Cemitério Israelita de Passo Fundo junto ao Monumento do Holocausto inaugurado em 23 de abril de 2010, alguns judeus prestaram homenagem.

O dia 27 de janeiro é um dia internacional da lembrança das vítimas do Holocausto, o genocídio cometido pelos nazistas e seus adeptos que ceifou a vida de milhões de judeus durante a II Guerra Mundial. Esse dia foi designado pela resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1 de novembro de 2005, durante a 42ª sessão plenária desta organização.
A resolução veio após a sessão especial realizada em 24 de janeiro de 2005, durante a qual a Assembleia Geral marcou o 60º aniversário da libertação dos campos de concentração e o fim do Holocausto. 27 de janeiro é a data, em 1945, que marca a liberação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas.

O Líder Espiritual da Comunidade Israelita de Passo Fundo Sr. Berel Natan Engelman proferiu algumas palavras em alusão ao ato, dizendo que jamais deveremos esquecer esta monstruosidade ocorrida com os judeus da Europa e que 72 anos depois ainda há muitos que negam esse episódio. Acrescentou ainda que todos têm a obrigação e a necessidade de lembrar e transmitir a outras gerações o conhecimento dos fatos e a luta contra a intolerância e perseguição religiosa. Nesse momento, foram convidadas seis pessoas a acenderem seis velas para representar os mais de seis milhões de judeus assassinados no Holocausto, sendo elas: Daniel Winik, Maurício Leão Agranionik, Bernardo Arenzon, Ruth Iochpe Saute, Jaime Freitag e Geovani Alves Ferreira.

No ato solene, realizou-se a leitura por Alessandro Kleiman Corralo de um texto escrito por Abraham J. Heschel intitulado “O que significa ser humano?”. Na sequência Sr. Berel Natan Engelman rezou “EL MALÊ RACHAMIM”, a prece rememorativa e também com uma corrente de união formada por todos os presentes o Sr. Bernardo Arenzon rezou o “Kadish”, oração ritualística pranteando a morte desses judeus assassinados.

Yom HaShoá - Dia da Lembrança do Holocausto, será sempre lembrado por esta Comunidade recordando às vítimas inocentes desse fatídico acontecimento da história.


Logo_sinagoga_rodape

2012. Todos os Direitos Reservados. Sociedade União Israelita de Passo Fundo/RS
Rua Gen.Osorio, 1049 , CEP 99010-140

Logo_comemorativo_rodape
Assina_criativitta