Logo_sinagoga
Logo_comemorativo
Slider_provisorio
Titulo_fotos

15/03/2019

CABALAT SHABAT COM A KEHILÁ DE ERECHIM

Cabalat Shabat com a Kehilá de Erechim
Sexta-feira, dia 15 foi uma noite pra lá de especial!
A Sociedade União Israelita de Passo Fundo teve a honra e felicidade de receber 32 judeus oriundos da cidade de Erechim para juntos envolver-se na Celebração do Cabalat Shabat.
Cabalat Shabat, literalmente “Recebimento de Shabat”, serviço religioso que inicia ao pôr do sol da sexta-feira e se encerra ao surgimento de três estrelas, ao anoitecer do sábado.
Sr. Berel Natan Engelman- Presidente e Líder Espiritual desta Comunidade deu às boas-vindas a todos e conduziu as Orações com o acompanhamento de todos os visitantes, assim como os demais judeus presentes de Passo Fundo. Era nítido nos olhos de todos, que ali estavam duas Comunidades com o mesmo propósito de integração e fortalecimento como entidades judaicas que seguem firmes e fortes desde as suas fundações.
São gerações dando continuidade na chama do judaísmo, assim como se faziam os que antes nos antecederam.
Ver alguns patriarcas presentes, misturados aos jovens e crianças, é ter certeza da continuidade.
Com a presença do Presidente da Sociedade Cultural Beneficente Israelita de Erechim, Sr. Mauricio Leão Agranionik, ao lado do ex-presidente Sr. Daniel Winik só engrandece e abrilhanta ainda mais o evento realizado. Também teve o momento, onde o atual Diretor de Integração da Comunidade de Erechim, Dr. Juliano Arenzon fez seu pronunciamento valorizando esse momento importante somado às duas Kehilot (Comunidades). Disse que os laços deverão se fortalecer ainda mais, pois juntos poderemos estar compartilhando experiências e vivenciando momentos especiais, tanto no que tange à religiosidade, como também nas amizades fraternas.
Sr. Berel, tem se integrado também à Comunidade de Erechim, contribuindo em alguns momentos, sejam eles com o Aninut (Fase entre o falecimento e o enterro), com Hakamat HaMatzevah (Descoberta de Matzevah-Inauguração do Túmulo) e com alguns encontros festivos. Isso só demonstra a boa vontade e o que se deve fazer uns aos outros, pois como se costuma dizer em hebraico: “Kol Israel Arevim Zé Lazé.” “Todo judeu é responsável pelo outro.”
Após as Orações, todos seguiram ao salão de festas dando a continuidade na confraternização
procedendo com o Kidush (Santificação), onde a Bênção recitada sobre o vinho e o pão (Chalá)com a saudação de todos com um Le Chai (Para a Vida) e na sequência com um saboroso buffet de doces e salgados, dando o encerramento e retorno de todos aos seus lares, Baruch HaShem! Graças a D'us!


Logo_sinagoga_rodape

2012. Todos os Direitos Reservados. Sociedade União Israelita de Passo Fundo/RS
Rua Gen.Osorio, 1049 , CEP 99010-140

Logo_comemorativo_rodape
Assina_criativitta